ITACOATIARA (AM) – O município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) entrou em situação de emergência, nesta terça-feira, 17, por conta da seca severa que tem atingido o Amazonas. A informação é da Defesa Civil estadual e do boletim do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental.
Itacoatiara foi uma das 9 cidades que saíram da situação de alerta para entrarem em emergência, entre elas, São Sebastião do Uatumã, Urucurituba, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Parintins, Manacapuru, Novo Airão e Nhamundá, segundo o boletim.
“Até as 14h desta terça, havia 59 municípios em situação de emergência, 01 cidade em alerta, nenhum em atenção e 2 em normalidade. Segundo o boletim, o Amazonas tem 557 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 138 mil famílias”, informou a Defesa Civil estadual.
O Comitê foi instituído no dia 29 de setembro pelo governador Wilson Lima, que também decretou situação de emergência em 55 municípios do Amazonas afetados pela seca e anunciou medidas para reforçar as ações por meio da operação Estiagem 2023.
Isoladas
Com mais de 20 comunidades isoladas na zona ribeirinha de Itacoatiara, o prefeito do município, Mário Abrahim, disse que aguardava um relatório para decretar emergência na cidade. No último sábado, 14, o gestor comentou que a realidade enfrentada pela população já exige o decreto, mas a prefeitura guardava o documento para tomar uma decisão.
“À princípio, a gente vive uma realidade onde já nos exige esse decreto. Já estamos com nosso procurador, nossos advogados devidamente com as informações; estamos fechando o relatório para que a gente possa, sim, decretar [situação de] emergência”, afirmou o prefeito no último sábado, 14, durante ação de ajuda humanitária à população na Ilha do Risco, na zona ribeirinha do município.
Itacoatiara, que já tem cerca de 20 comunidades ribeirinhas isoladas por conta da seca severa, é um dos 10 municípios do Amazonas que ainda estão em situação de alerta, enquanto outros 50 já estão em emergência (o segundo nível mais grave) e 2 em normalidade, segundo a Defesa Civil estadual. Em um vídeo obtido pelo Login da Notícia, o prefeito Mário Abrahim comenta sobre a gravidade da seca.
“Como a gente sabe, as coisas estão agravando e chega o momento da gente ter essa necessidade do decreto. Mas, a gente precisa ter substância, relatório que possa nos ajudar, para que a gente possa decretar com essa firmeza e a informação necessária”, reforçou Mário Abrahim.
Fonte: Portal O Login da Notícia