O Palacete Provincial segue com a exibição da 1ª Exposição itinerante de Bonecas Cirandeiras de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), produzido pelo artista e professor do Instituto Federal (Ifam-Manacapuru), Gernei Goes dos Santos. A exposição fica no espaço cultural até 25 de agosto, de segunda a sábado (exceto às quartas-feiras), das 9h às 15h. A Exposição relaciona 30 bonecas representando brincantes e personagens das cirandas.
O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo tem três exposições em cartaz. “Entre o Céu e a Terra”, de Alonso Junior; “É deslumbrante aqui embaixo”, de Anne Jezini, e “Portrait: entre o real e o abstrato”, com curadoria de Cristóvão Coutinho. As exposições estão abertas ao público. As visitas podem ser feitas de quarta a domingo, das 15h às 20h, com entrada gratuita.
Nesta sexta-feira (02/08), às 20h, haverá o show inédito das cirandas de Manacapuru, no palco do Teatro Amazonas. As cirandas Tradicional, Flor Matizada e Guerreiros Mura, vão se apresentar, marcando a abertura da temporada da 26ª edição do festival. A entrada é gratuita.
O Teatro Gebes Medeiros recebe o espetáculo “Abaporutação Travesty”, nesta sexta-feira e sábado (02 a 03/08), às 20h. “Abaporutação Travesty ou, parece que eu não tenho autorização para estar aqui” é a história de uma conferencista que precisa apresentar suas novas teorias e descobertas ao público. Ao se deparar com os resultados, ela é levada para um outro tempo e espaço, onde experimenta a experiência de ser uma ursa. Com classificação indicativa de 18 anos, a entrada é gratuita.
No sábado (03/08), de 13h às 21h, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe o projeto “Converge Amazônia”. Será um encontro de ativistas especialistas, líderes comunitários, artistas, empreendedores e público interessado em discutir e promover práticas sustentáveis na Amazônia, por meio de ciclo de painéis e palestras, exposições culturais, feira de economia solidária e criativa, apresentação de projetos inovadores. Além de contar com um espaço cultural, onde vai acontecer uma feira de arte, cultura e gastronomia ao som de DJs, atrações culturais, apresentações e muito entretenimento. Com classificação livre e entrada gratuita.
O Cineclube de Arte apresenta, neste sábado (03/08), de 18h às 21h, a sessão “Cinema Memória” com obras do cineasta Sérgio Cardoso, no palco do Cineteatro Guarany. Os filmes foram roteirizados e produzidos pelo diretor Sérgio Cardoso, a exibição conta com três documentários sobre três personalidades essenciais na animação, na vivificação da produção, da exibição e da animação do cinema na Amazônia nos anos 60,70,80 e 90. A sessão tem classificação indicativa livre e entrada gratuita.
O Teatro da Instalação recebe neste sábado (03/08), às 19h, o espetáculo “Identidade Circuito Norte 2024” com Antônio Magno, João Paulo e Adal Venâncio, além da performance “Silenci-AR”, da convidada multiartista, Mara Pacheco. O projeto tem como objetivo dialogar com o público através do espetáculo sobre a representação social, a partir de memórias afetivas presentes no trabalho e trazer reflexões acerca da formação artística do intérprete e sua importância para sua carreira. Com colaboração voluntária de R$10, classificação livre e entrada gratuita.
Domingo
Neste domingo (04/08), às 10h, acontece o Cine Concerto: Ioic Fitzcarraldo Tour apresentando “Um Grande Mosaico da Arte Moderna” no palco do Teatro Amazonas. Classificação livre e entrada gratuita.
O majestoso Teatro Amazonas recebe, neste domingo (04/08), às 19h, o show “Arandê – Nicolas Jr.”, com o cantor e compositor Nicolas Junior. “Arandê” é um trabalho autoral de Nicolas Jr., que mescla algumas músicas inéditas e de festivais que já disputou, com as canções já consagradas do artista. Com classificação livre e entrada franca.
Endereços:
Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro;
Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião – Centro);
Centro de Artes Visuais Galeria do Largo (Largo de São Sebastião – Centro);
Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);
Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa);
Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);
Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro.
Fonte: Agência Amazonas