Autêntica e comprometida com aquilo que faz, a eclética e contemporânea cantora Cinara Nery convida o público para conhecer sua trajetória de vida e também a música amazonense e a música popular brasileira, por meio do lançamento do seu álbum e documentário nas mídias/internet, plataformas digitais, começando pelo “Podcast” “Vida de Artista”, com Cinara Nery, e “Minuto da Poesia”, com Adewal Norte, nos dias 3,10 e 17 de agosto, às 15h, sempre aos sábados, através da Rádio/TV Cultura da Amazônia Portal Voz da Amazônia.
O álbum e Documentário “Vida de Artista – Cinara Nery 30 anos de carreira” foram ambos contemplados pelos editais da Lei Paulo Gustavo, Prêmio Edital Nº 01/2023 – Ações na Área do Audiovisual e Edital Nº 07/2023 – Fomento às Artes e a Cultura, executados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas.
No programa de uma hora e vinte minutos, há um encontro de poesia e música, com espaço para o lançamento de CDs, documentários e leitura de poesias. Além da presença do convidado especial, o secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Cândido Jeremias, e da presidente da Associação de Entretenimento do Estado do Amazonas (Asseam), a escritora e poetisa Franciná Lira.
A artista Cinara Nery expressa sua felicidade pela oportunidade e explica o que o público vai encontrar em seu mais recente lançamento. “Sinto-me feliz e realizada pela oportunidade em mostrar minha trajetória de 30 anos de carreira artística, através da Lei Paulo Gustavo”, expressa.
O álbum possui nove faixas de compositores de peso e reconhecidos pelo público, e contém músicas inéditas e nacionais, com arranjos elaborados, que agregam um trabalho deste porte. “É um presente ao público e para mim, dedicado com amor e carinho a quem sempre primou pelos meus trabalhos”, declara a cantora.
O objetivo é fomentar toda a cadeia em torno dos projetos contemplados, fazendo um link com o público para que ele conheça um pouco mais sobre as produções contempladas, com perguntas, bate-papo, durante uma conversa descontraída regada a música e literatura.
Arrecadação de leite
Além disso, o projeto inclui uma campanha de arrecadação de leite, que será doado a uma instituição de caridade após o lançamento do show da cantora, em setembro.
“Estamos em fase de lançamento, um bate-papo descontraído com convidados em torno do projeto, com as músicas do cd e documentário, além de poesias. O objetivo é divulgar mais ainda e trazer a população para conhecer nosso trabalho”, convida Cinara.
Segundo a artista, a soma de projetos só fortalece a cultura, e quem ganha é o público. Tudo isso é uma preparação para o lançamento do show comemorativo aos seus 30 anos de carreira, em setembro, no Teatro Amazonas.
Trajetória da artista
A artista Cinara Nery completa 30 anos de carreira neste ano. Natural do Amazonas, além de cantora, Cinara é produtora cultural e advogada, formada em Ciências Econômicas. Membro da academia de letras, Ciências e Culturas da Amazônia. Iniciou sua trajetória em bandas locais e festivais de música, apresentando-se em diversos espaços culturais da cidade.
Em 1986 ganhou o prêmio 1º lugar e de melhor intérprete no Festival da Canção Popular do Sesc, porém iniciou sua trajetória artística profissional em 1994 e, desde então, vem realizando diversos shows e produções artísticas. Participou de vários festivais de música pelo Brasil (Fecani/ Itacoatiara; Festival de São Paulo), realizou shows em Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Contemplada em diversos editais culturais tais como “Valores da Terra”, em 2001; “Virada Cultural”; Prêmios Manaus de Conexões Culturais (ManausCult) (2013-2014); Projeto Nacional “Novo Canto”, tendo como madrinha a cantora Elba Ramalho; “Segundas no Palco”, e outros, com CDs/DVDs lançados; além de espetáculos no Teatro Amazonas; lives durante a pandemia, e outros.
Nas artes, além de cantora e produtora cultural, realizou diversas produções entre shows, CDs e DVDs, em especial “Pérolas do Meu Igarapé — 20 anos – Cinara Nery” (2014), este último com CD/DVD comemorativos. Em 2023, recebeu uma homenagem no Programa Som Brasilis, na Rádio Senado (Brasília – DF).
Fonte: Agência Amazonas