O boi Caprichoso consagrou-se, pelo terceiro ano consecutivo, o Campeão Sustentável do Festival Folclórico de Parintins 2024. Superando a própria média do ano anterior, a galera azulada conseguiu destinar 1.370,1 kg, conquistando o prêmio de R$ 20 mil, para investir em ações de sustentabilidade na agremiação. O boi Garantido conseguiu destinar 879,9 kg.
A disputa de reciclagem é parte do projeto ‘Recicla, Galera’, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil. Neste ano, de forma inédita, o duelo ocorreu durante toda a semana do Festival, com a inovação tecnológica das máquinas coletoras de resíduos recicláveis.
“Esse ano nós apostamos na inovação e em uma interatividade maior com as galeras. As máquinas coletoras são um incentivo não somente pelos brindes, mas pelo espírito de competição e pela sustentabilidade promovida. Antes a competição era restrita ao Bumbódromo, e agora pudemos avançar no alcance e gerar mais renda para os catadores”, explicou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
A disputa de reciclagem entre os bois contabilizou um total de 2.250 kg de materiais recicláveis destinados pelos torcedores de cada boi. Destes, 1.659,8 kg foram recolhidos pelas galeras durante as três noites do Festival no Bumbódromo, enquanto 590,2 kg foram levados por torcedores direto às máquinas coletoras do “Recicla, Galera”.
“Temos muito orgulho de apoiar o Festival de Parintins há 28 anos e de contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável da região. O Recicla, Galera materializa nossos esforços para além da gestão correta de resíduos e geração de emprego e renda. Com este programa, unimos as comunidades em favor dos impactos positivos que beneficiarão o festival e o estado como um todo”, explica Victor Bicca, diretor sênior de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil.
Disputa de Reciclagem
O duelo do ‘Recicla, Galera’ aconteceu em duas frentes. De 24 a 30 de junho, torcedores puderam destinar seus resíduos em máquinas coletoras espalhadas por Parintins e escolher para qual boi pontuar na disputa.
Além da frente de coleta conduzida pela tecnologia, a tradicional disputa entre os itens 19 do Festival também mobilizou os torcedores, durante as três noites de festa.
Nas máquinas, 2.470 pessoas participaram da competição: 1.317 pontuaram para o Caprichoso, enquanto 1.153 destinaram seus materiais para ajudar o Garantido na disputa. Com relação ao peso dos resíduos nas máquinas, o Caprichoso obteve 323,7 kg de materiais somados a sua pontuação, enquanto o Garantido conquistou 266,5 kg de materiais recicláveis.
No Bumbódromo, o Garantido saiu na frente nas duas primeiras noites. Na sexta-feira (28/06), o boi da Baixa do São José conseguiu destinar corretamente 236 kg de materiais recicláveis, contra 180 kg da galera do boi Caprichoso. No sábado (29/06) a vantagem se manteve para a galera encarnada: foram 206,4 kg, contra 137 kg destinado pela galera azul e branca.
A terceira noite do Festival, no domingo (30/06), foi determinante para a galera do Caprichoso, que conseguiu uma virada, destinando em um único dia 729,4 kg de resíduos para a reciclagem, contra 171 kg da galera do Garantido.
Desta forma, a galera do boi da Francesa destinou 1.046,4 kg de materiais recicláveis no Bumbódromo, enquanto a galera do Garantido somou 613,4 kg de resíduos. Somado ao resultado das máquinas, o vencedor do duelo de reciclagem do ‘Recicla, Galera’ continua a ser o boi Caprichoso, que conquistou em 2024 o tricampeonato do duelo sustentável.
“Isso é algo que nós dizemos desde que instauramos a disputa de reciclagem: a competição acontece, mas quem ganha é o meio ambiente. Ambas as galeras estão de parabéns mais uma vez, por mostrar o comprometimento não só com os seus bois e suas torcidas, mas também com a promoção de um Festival de Parintins cada vez mais sustentável”, declarou o secretário.
Fonte: Agência Amazonas